Entenda o que sua planta diz

Já ouvi muito dono de cachorro dizer que eles são fáceis de entender. Orelhas em pé são sinal de alerta. Língua dependurada pra fora é cachorro com sede ou cansado. Dentes bem à mostra e pelo arqueado alertam para uma eventual mordida. Latidos pedem atenção. E qualquer pessoa que tenha visto um cão balançando o rabo de um lado para o outro entende que o bicho está feliz. Pois é, quem consegue aprender cachorrês está a meio caminho de falar a língua das plantas. Se existisse um dicionário de plantês, os verbetes seriam mais ou menos assim:

Folhagem rala
“Um vaso maior ia bem, hein?”

Pontas amarelas
“Exagerou no adubo de novo?

Folhas caem ainda verdes
“Troque meu substrato , ele está apodrecendo!”

Folhas mal-formadas
“Você está me dando muito adubo.”

Ramos finos e com poucas folhas
“Tô anêmica, preciso de adubo…”

Folhas pálidas
“Encontre uma sombrinha pra mim, vai?”

Está há anos sem dar flor
“Sem adubo e claridade, nada de flor, meu bem.”

Pintinhas pretas nas folhas
“Preciso de remédio contra fungos e bactérias!”

Constante ataque de cochonilhas
“Me leve para um local mais arejado, poxa…”

Folhas cheias de fuligem
“Preciso fazer uma limpeza de pele urgentemente…”

Formigas nos brotos
“Tô cheia de pulgões, me dê um banho de óleo de Neem!”

Queda das flores ainda em botão
“O vento derrubou meus bebês…”

Folhas parecem emboloradas ou enferrujadas
“Me dê remédio antifungo urgentemente!”

Queimaduras circulares nas folhas
“O sol está passando por alguma fresta e queimando minha pele!”

Caule mole
“Tá pensando que sou peixe? Diminua as regas – e tire esse prato dos meus pés.”

Folhas e caules murchos
“Você quer me matar de sede, é?”

Um monte de raízes à vista
“Ah, o que eu não daria por um vaso maior…”

Folhagem com rastros brilhantes
“Socorro, estou sendo atacada por lesmas e caracóis!!!”

Frutas azedas
“Me dá mais água que eu faço elas bem docinhas.”

Uma resposta

  1. Oi Carol, td bem? Muito bacana esse “dicionário”. Inclusive, o que é óleo de Neem? Uma das minhas Rosas do Deserto está com uns insetos de bunda branca andando na terra do vaso. Há alguns meses, a mesma planta estava com um tipo de algodão na parte onde nascem as flores, sabe? Passei um produto de frasco verde que comprei na Cobasi e passou, mas não quero ficar usando esses produtos super fortes. Vc sabe de alguma alternativa?
    Beijos e parabéns mais uma vez por esse projeto.

    • Guilherme, óleo de Neem é um produto natural extraído das sementes de uma árvore indiana chamada Azadirachta indica. Ele tem ação inseticida, fungicida e bacteriana, protegendo as plantas de várias doenças e insetos. É barato, fácil de encontrar e rende bastante, porque deve ser diluído em água antes de ser borrifado, mas é fedido, o cheiro lembra fritura velha. Há muitos usos para o Neem: dar banho em cães ou gatos com uma barra de sabão de Neem deixa os bichos livres de pulgas e carrapatos. Borrifar nem no gramado também evita carrapatos nos bichos de estimação. Tem até pesquisa do uso de Neem no gato, evitando uma porção de doenças. Desde que conheci o Orobor N1, outro produto orgânico, só que feito com casca de cítrus, eu abandonei o Neem. Os dois têm funções parecidas, mas o Orobor tem um cheiro delicioso de casca de laranja.

  2. Carol, comprei um vasinho liiiiindo de gardênias, bem gordinho e cheio de galhos. Acontece que as flores nascem e não duram nem dois dias branquinhas. A partir daí, vão amarelando e morrem logo. Sabes se isso é característica da flor mesmo ou elas estão fracas? (estou adubando de 15 em 15 dias… a primeira e última adubação foi há 10 dias).

    Beijos!

    • Sílvia, gardênia não dura muito mesmo, viu? Não fica preocupada, é da natureza dessa flor. Mas com tanto carinho e adubação, logo outras flores surgem para repor as que ficaram feias. ;)

  3. Oi Carol tudo bem? Por favor sou deficiente auditiva e não consigo acompanhar as dicas dos videos. Assim que der vcs poderiam colocar legenda por favor. Muito obrigada e sucesso.

    • Silvana, estou legendando os vídeos aos poucos. A ideia é que estejam disponíveis não só em português, mas também para inglês e espanhol. Mas é trabalho de formiguinha, por isso a demora. Guenta mais um tiquinho?

  4. Oi Carol!!!comprei uma dália com apenas um botãozinho de flor …pois bem, ela começou a abrir e antes de terminar de abrir por completo ela fechou e não abriu mais e para piorar esse único botão foi queimado pelo sol …pois li que ela gosta de sol pleno …minha duvida é se devo cortar o botão para que brote outros botoes ou se devo deixar ..
    É verdade que os botões de dálias abrem e fecham varias vezes ?

    • Thatiana, nunca ouvi falar que os botões de dália abrem e fecham várias vezes. Elas são primas dos girassóis. Gostam de sol, terra úmida e local ventilado. Só que, como acontece com os “primos”, as dálias só duram um ano: assim que acaba a flor, ela seca, as sementes amadurecem e a planta morre. Para que sua dália siga o ciclo da vida, você pode plantar as sementes que ela gerou, cuidando bem das filhas dela.

    • Thatiana, se a planta ainda está no vaso plástico em que veio, você pode passá-la para um vaso que seja um pouco maior, acrescentando terra vegetal e adubo (húmus de minhoca, composto orgânico, esterco de vaca bem curtido, qualquer um desses). Use cinco partes de terra para uma de adubo, porque adubo em excesso pode matar sua planta. Coloque essa mistura no vaso novo e faça um buraco no meio para encaixar a dália. Aí dê uns apertões no vaso da dália até que você consiga puxá-la para fora do vaso. Plante o torrão de raízes no buraco do vaso novo, firme bem a terra em volta e regue em abundância (planta recém-transplantada perde muita água). Deixe o vaso num local sombreado nos dois, três primeiros dias, depois pode colocar a dália no sol, que é onde ela gosta de ficar. Molhe sempre que notar que a terra ficou seca, mas não deixe secar demais, isso prejudica o desenvolvimento das raízes. E é só!

  5. Carol, adorei o dicionário plantês e observando, é bem isso mesmo, rsrsrsrs…. Me tira uma dúvida???? Minha Dendrobium deu e mudas (quer dizer, graças a você, descobri os “keikis” e mudas), mas o “caule mãe” está perdendo todas as folhas. É normal???? Fiz um transplante e tirei todo mundo da kitnet de plástico em que moravam e as coloquei em uma big cobertura de barro, rsrsrsrs…. As mudas estão lindas e felzes, mas estou preocupada com a “mãe”. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado por compartilhar conosco! Seu amor pelas plantas é contagioso! Bjssss

    • É normal o Dendrobium híbrido (suspeito que seja esse o seu) perder as folhas depois da floração, sim, Flávia. Cada pseudobulbo dá flor só uma vez, então, depois da florada, ele perde as folhas e serve de depósito de nutrientes extras para a planta. É por isso que não devemos descartar os pseudobulbos velhos, afinal, eles continuam contribuindo para manter a planta bonita. Como você dividiu a touceira, a planta-mãe, que ficou sem nenhum “filho” vai demorar a soltar um novo broto. Por isso, quando quiser tirar a moçada a quitinete e passar pra um duplex na cobertura, deixe sempre um broto com a planta-mãe, é por ele que ela vai se desenvolver. Obrigada pela força e pelo carinho!

      • Obrigado você pela atenção e explicação! E como mãe coruja que sou, rsrs, tenho que compartilhar minha felicidade e orgulho da minha orquídea, descobri mais dois brotinhos saindo da touceira. Não é demais??? Obrigado mais uma vez!

  6. Oi Carol,
    Gostaria de ajuda, quiçá, um consolo. Sou totalmente leiga em orquídeas e ganhei duas. Uma delas está com os pseudosbulbos bem secos e, pelo que li, tem um apodrecido e sem folhas. Está nascendo uma folhagem pequena e verdinha. A outra tem folhagem verde e bulbos roxinhos.
    Quando ganhei, diante da minha ignorância no assunto, coloquei na sacada e acabou pegando sol direto. Ao chegar a noite em casa me assustei com a folhagem queimada. Desde então fico lendo na internet um monte de coisas. Aí troquei vaso e substrato, colocando o isopor e tal. Usei pinus, farinha de coco e um pouco de carvão. Encontrei lesma (acho que é lesma) nas raízes daquela com bulbos ressecados. Lavei as raizes que, inclusive, tem coloração marrom,
    E então, por esse parca descrição, vc acha que as minhas plantinhas vão sobrevier??
    Tô tão aflita, pois é a primeira vez que cuido de plantas e já deu errado :(

Deixe um comentário

Sob a sombra das Árvores

Informações e assuntos sobre árvores, arborização, paisagismo e meio ambiente para profissionais e amantes da natureza.

Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda

Dicas de plantio, adubação, regas, podas e muito mais

De Verde Casa

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

ambientalistasemrede.wordpress.com/

por Ronaldo de Carvalho Augusto, PhD

Blog das orquídeas

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Sturm und Drang!

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Ladybug Brasil

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Com Limão

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Faça a sua parte

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Las orquídeas de Iván Arroyo (Turrusta)

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Cactos e Suculentas

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Horta das Corujas

Horta Comunitária na Vila Beatriz, SP

Árvores de São Paulo

Verde urbano, árvores e resgate da biodiversidade nativa na metrópole

Orquídeas no Apê

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

Jardim da Grasi

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.

coisasdeneuzinha

Porque a gente gosta de sujar as mãos de terra, digo, de substrato.